Passar para o conteúdo principal
Início

Caracterização do consórcio

SAPEC QUÍMICA, S.A

A SAPEC QUÍMICA, S.A., uma empresa do grupo SAPEC, tem como objetivo fornecer ao mercado matérias-primas, produtos químicos, petroquímicos e metais. Com a participação ativa na área dos resíduos perigosos e não-perigosos, a SAPEC Química, S.A., com um forte sentido cívico e social, pretende tornar as suas preocupações ambientais em realidade, trabalhando para que o ambiente e o futuro seguro das populações seja uma realidade.

Paralelamente a todos estes objetivos, tem desenvolvido projetos na área do aproveitamento de resíduos não-perigosos, tornando-os uma mais-valia energética ou aplicando-os na transformação de produtos químicos para a indústria. Tem ainda investimentos consideráveis na área da oleoquímica, com desenvolvimento de novos produtos de origem vegetal, substituintes dos derivados de petróleo (origem mineral). Prova destes investimentos é o projeto Ecopolyol, com financiamento QREN n.º 11435, que terminou em Setembro de 2013, e do projeto Greenpec, QREN n.º 34132, que terminou em junho de 2015.

CICECO – Aveiro Institute of Materials, Universidade de Aveiro

O Laboratório Associado CICECO – Instituto de Materiais de Aveiro, denominado anteriormente CICECO - Centro de Investigação em Materiais Cerâmicos e Compósitos, criado em Março de 2002 na Universidade de Aveiro, tem como missão de desenvolver a base de conhecimento científico e tecnológico necessária para a produção e transformação inovadora de materiais cerâmicos, híbridos orgânicos-inorgânicos e materiais para um desenvolvimento sustentável.

O CICECO é hoje o maior instituto português em matéria de Engenharia e Ciência dos Materiais. O grupo é formado por 44 Professores, 27 Investigadores e, à data de Dezembro de 2015, 83 Pós-Doutorados, 116 estudantes de doutoramento e cerca 67 outros estudantes.

FLEXIPOL, Espumas Sintéticas S.A

Fundada a 30 de Abril de 1964, a Flexipol é hoje uma empresa sólida com uma forte atividade dedicada à produção de espumas de poliuretano para diferentes mercados, nomeadamente sector Automóvel, Colchoaria, Mobiliário e Calçado.

Graças a um forte envolvimento de I+D+I, um importante enfoque tem sido redirecionado para os sectores Automóvel e da Colchoaria, possibilitando criação de valor nos mercados alvo com ambição, inovação e competitividade promovendo o desempenho e qualidade de todos os produtos.

O Departamento de Inovação, Desenvolvimento e Investigação  (I+D+I) assume assim um papel de grande importância na estrutura organizacional da Flexipol.

Com infraestruturas próprias para o desenvolvimento de formulações e de protótipos, o suporte técnico aos clientes é privilegiado, permitindo criar relações de parceria para a obtenção dos resultados pretendidos num curto espaço de tempo.

A dedicação na procura e desenvolvimento de novas soluções adequadas às necessidades dos seus clientes é notória. Deste esforço resulta uma vasta gama de produtos e soluções que é expresso pelos 30% do Turnover total da empresa capitalizados por novos desenvolvimentos realizados nos últimos 3 anos.